a bancada da lagartixa

gosto do sporting e gosto de desporto, todos somos treinadores de bancada, esta é a minha

6.6.06

Pedro Sousa qualifica-se para os quartos-de-final do Roland Garros

06.06.2006 - 16h03 Lusa

O tenista português Pedro Sousa venceu hoje o número dois do "ranking" mundial de juniores e qualificou-se para os quartos-de-final de Roland Garros, igualando o feito de Nuno Marques em 1987.


O jogador do CIF, de 18 anos, venceu por 2-6, 6-2 e 6-4 o norte-americano Donald Young, segundo cabeça-de-série e campeão do Mundo da categoria em 2005, igualando o melhor registo de portugueses no torneio de juniores, quando Nuno Marques, com 17 anos, se apurou para a mesma fase na terra batida parisiense.

"Estou muito contente. Sinto-me muito bem. Esta é uma vitória muito importante, a mais importante da minha carreira, mas foi um encontro muito difícil", disse Pedro Sousa.

Frente ao campeão de juniores do Open da Austrália de 2005, Pedro Sousa equilibrou o encontro até ao 2-2, mas ao sexto jogo o norte-americano quebrou-lhe o serviço, colocando o marcador em 4-2. Young serviu depois para fazer o 5-2 e no jogo de serviço de Sousa voltou a fazer o "break" e encerrou a primeira partida, com 6-2.

"Entrei um pouco nervoso, até porque ele (Donald Young) é o número dois do mundo, e joguei mal. Depois soltei um pouco o meu jogo e as pancadas começaram a sair".

No segundo "set", Sousa, 35º da hierarquia mundial de juniores, entrou a quebrar o serviço a Young, gerindo essa vantagem até ao sexto jogo - vencia por 4-2 - para com nova quebra de serviço colocar o marcador em 5-2, servindo depois para o 6-2.

No início do decisivo "set", o tenista português voltou a quebrar o serviço do adversário, mas Young, ao quarto jogo, devolveu o "break", igualando a 2-2. Depois, uma quebra para cada lado (3-3), para ao sétimo jogo o norte-americano adiantar-se pela primeira vez na partida, para 4-3.

Sousa fez depois o 4-4 e no jogo de serviço seguinte de Young adiantou-se para 5-4, servindo depois para selar o apuramento para os quartos-de-final, com 6-4, ao primeiro "match-point".

Pedro Sousa tinha ganho nas duas primeiras rondas ao australiano Brydan Klein, por 6-4, 4-6 e 6-4, e ao francês Kevin Botti, 14º cabeça de série, por 7-5 e 6-1. No acesso às meias-finais defronta o eslovaco Martin Klizan, 41º do mundo.

em publico.pt